3 dicas para dominar as informações de um edital de concurso

25/04/2018 Por: Editorial Academia do Concurso
4 dicas para dominar as informações de um edital de concurso 

De acordo com especialistas em preparação para concursos públicos, a grande maioria dos candidatos não presta atenção às regras presentes nos editais. Por ser um documento muito extenso com linguagem de difícil compreensão, os candidatos acabam tendo dificuldades, e, para te ajudar nessa tarefa, elaboramos um passo a passo que ajuda a dominar as principais informações do edital. Veja:

 

 

1 - Entenda a estrutura geral do edital

Todo edital é separado por itens e subitens, com tópicos sobre datas e etapas do concurso, inscrições, requisitos para concorrer aos cargos, conteúdo das provas, etc.

 

A parte de disposições preliminares é a seção mais básica do edital. Nela, são apresentados o regime jurídico dos cargos (estatutário, celetista, etc.), a banca organizadora, os locais das vagas, entre outros dados. Depois, costumam aparecer a relação das vagas ofertadas e as exigências para se candidatar. É preciso estar atento a todos os dados, uma vez que não cumprir um único requisito impede a posse do candidato.

 

 

2 - Leia e releia cada seção

É muito importante ter uma visão geral do documento, mas também é importante analisar os detalhes. Leia o edital mais de uma vez, pois com a releitura você vai perceber minúcias que podem fazer toda a diferença, principalmente na parte de conteúdo da prova, que pode aparecer algum tema novo.

 

 

3 - Faça um resumo das informações

Por fim, depois de fazer uma análise do edital, faça uma síntese dos principais pontos do documento. Você pode destacar os dados mais importantes com um marca-texto, e, depois anotá-los em forma de esquema simplificado.

 

>Saiba mais: Quais os principais pontos de um edital de concurso público?

 

Notícias relacionadas

5 Dicas para aproveitar seu curso online ao máximo

12/07/2017

Entenda quais sãos os fatores que podem te impedir de assumir uma vaga em concurso público

16/04/2015

Dicas de Conhecimentos específicos e Geografia para técnico do IBGE

05/04/2016

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.