4 dicas para manter a motivação nos estudos para as provas da OAB

27/03/2017 Por: Editorial Academia do Concurso
motivação estudos para provas da OAB 

Com o grande volume de conteúdo exigido e a pressão para conquistar a aprovação no Exame de Ordem da OAB, é comum que muitos estudantes tenham dificuldade em manter a motivação nos estudos para as provas da OAB.

 

Isso acontece porque o nervosismo e a ansiedade acabam tomando conta e, com eles, o ânimo vai embora. Para te ajudar nestes momentos de desânimo, listamos 4 dicas para manter a motivação nos estudos para as provas da OAB. Confira:

 

 

1 - Seja paciente e tenha disciplina

Primeiramente, tenha em mente que a preparação para as provas da OAB exige tempo, dedicação e paciência. Grandes conquistas são frutos de esforço e disciplina.

 

Pensar o tempo todo nos resultados finais podem te causar desânimo, além de desencadear a ansiedade com a chegada do dia da prova. A orientação para resolver esse problema é aproveitar todos os dias que ainda tem para estudar para analisar os temas com calma, e conquistar a autoconfiança necessária para fazer as provas da OAB.

 

 

2 - Não seja tão exigente

A pressão para conseguir a aprovação no Exame de Ordem é bastante comum tanto de si mesmo quanto dos familiares. Neste caso, lembre-se que essa cobrança pode ser prejudicial aos seus estudos fazendo você ficar nervoso e cansado.

 

Quando você sentir insegurança, pense que todo mundo passa por momentos difíceis e é normal se sentir mal em alguns momentos. Tenha consciência do seu limite, descanse um pouco e verá que, depois de um tempo, a insegurança passará e você estará disposto a estudar novamente.


 

3 - Não deixe a ansiedade tomar conta

A ansiedade é uma das maiores vilãs dos estudos, e ela aparece justamente em momentos de exaustão por estudar durante longas horas, além da proximidade do dia da prova da OAB e o medo de não conseguir a aprovação na prova.

 

Quando você sentir que não está rendendo nos estudos, que você estressado ou muito cansado, pare de estudar. Você pode fazer pausas curtas para comer um lanche, tomar uma água ou tirar um cochilo. O importante é não forçar a sua mente, o que pode gerar mais estresse.

 

 

4 - Converse com quem já conseguiu a aprovação

Nos momentos de insegurança, você pode procurar algum amigo que já conseguiu a aprovação nas provas da OAB. Pergunte como foi a sua trajetória de preparação e como foi no dia da prova.

Com essas informações de quem já passou pela experiência de participar do Exame de Ordem, você se sentirá mais seguro e confiante.

 

 


Bons estudos!

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades

Notícias relacionadas

Entenda quais sãos os fatores que podem te impedir de assumir uma vaga em concurso público

16/04/2015

Segundo estudo, escrever à mão é mais eficaz para a fixação do conteúdo

02/08/2017

Como estudar evitando distrações online?

02/10/2014

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.