5 dicas para conseguir estudar mais em menos tempo

30/07/2018 Por: Editorial Academia do Concurso
Dicas para estudar mais em menos tempo 

Iniciar os estudos pode tornar-se uma verdadeira batalha diária contra as distrações que costumam cercar os estudantes. A disciplina, aliada à força de vontade, formam a linha de defesa contra o som hipnotizante da televisão, a tentação de dar uma olhadinha no feed de notícias das redes sociais ou ver aquela mensagem no WhatsApp.

 

No entanto, fazer parte do time de aprovados é só questão de (muita) força de vontade. Até porque o botão de desligar é acessível a todos. O problema fica mais sério quando seus próprios pensamentos resolvem começar uma revolta e te levar para longe daquela leitura detalhada de um artigo que cai na prova.

 

Se a sua imaginação é a melhor amiga da distração, algumas atitudes podem te ajudar a aumentar o poder de concentração e conseguir estudar mais em menos tempo.

 

- Antes

1) Preste atenção ao fluxo de respiração

Procure reservar 2 minutos da sua atenção para se concentrar no ritmo da sua respiração. Esse exercício simples é capaz de diminuir a ansiedade, baixar a adrenalina e melhorar a concentração. Aos poucos, experimente alongar o tempo de inspiração e, sobretudo, o de expiração durante estes minutos.

 

2) Foque em um ponto estático

Esvaziar a mente é uma prática muito utilizada na meditação, onde o principal objetivo é conectar-se ao momento presente. Seus benefícios para ativar a capacidade de foco são propagados há milhares de anos. Se você nunca tentou, comece imaginando a chama de uma vela e tente controlar o movimento com a mente. O desafio é não pensar em mais nada, o que é bem difícil.

 

#curiosidade - No julgamento do mensalão, o então ministro do STF, Ayres Britto, contou que praticava 30 minutos diários de meditação para encarar com serenidade a pressão e a pesada carga de trabalho.

 

- Durante

3) Explore o limite da sua capacidade mental

Agora, com mais tranquilidade, é hora de partir para os estudos. Experimente começar pelo caminho mais difícil, ou seja, por aquele assunto ou matéria que você tem mais dificuldade. Assuntos complexos forçam a mente a trabalhar mais, exigindo maior concentração e fazendo com que seu cérebro bloqueie as distrações.

 

4) Encare o estudo como um jogo

Desenvolva um plano de “auto premiação” para manter-se motivado. Terminou de ler aquela doutrina complicada de Direito Tributário? Gabaritou a lista de exercícios de Ética? Ponto para você! Faça uma lista com as suas metas diárias, e à medida que elas forem cumpridas, presenteie-se com pausas, lanchinhos e até mesmo com momentos para estudar sua matéria preferida, por exemplo.

 

- Depois

5) Anote o que tira a sua concentração

Ao final do período de estudos, reflita sobre o que mais atrapalhou sua concentração e, consequentemente, seu desempenho. Esse feedback é fundamental para criar estratégias para não se deixar vencer pela distração. Afinal, conhecer o obstáculo é o primeiro passo para superá-lo.

 

Bons estudos!

 

 

Notícias relacionadas

Infográfico: Guia definitivo para estudar sozinho

09/12/2014

Segundo estudo, escrever à mão é mais eficaz para a fixação do conteúdo

02/08/2017

Dicas simples para aliviar o estresse e melhorar produtividade nos estudos

22/12/2014

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.