6 dicas para se tornar um estudante autodidata

04/04/2018 Por: Editorial Academia do Concurso
como aprender sozinho 

Para quem estuda ou se prepara para um exame, é certo de que a colaboração de um professor ou de um orientador auxilia muito no aprendizado. No entanto, muitas pessoas ficam sobrecarregadas com tantos compromissos no trabalho e não têm tempo de frequentar um curso presencial e acabam tendo que desenvolver sua própria forma de estudar, mas acabam se deparando com a falta de motivação, foco e de um planejamento eficiente. Pensando nisso, separamos 6 dicas de como se tornar um estudante autodidata.

 

1.Gerencie seu tempo

 

Estudar de maneira autônoma exige do autodidata o maior comprometimento de tempo que ele conseguir alcançar. Portanto, se você quer manter-se comprometido a um cronograma, evite distrações e mantenha o foco. Faça listas, calendários, anotações e outros materiais que podem ajudar você com essa tarefa.

 

2.Defina metas claras e alcançáveis

 

A educação autodidata não possui nenhuma estrutura pré-estabelecida, ou seja, é você quem toma todas as decisões. Esse fator pode ser tanto positivo quanto negativo dependendo de como você irá lidar com ele. Para isso, é necessário estabelecer metas realistas, sólidas, mas que sejam responsavelmente flexíveis.

 

 

3.Vá à bibliotecas

 

Frequentar bibliotecas é fundamental para os estudantes autodidatas. É claro que a internet pode oferecer muitas informações ao alcance de um clique, mas as bibliotecas são muito úteis para quem procura por mais conhecimento, não só pelos livros, mas também pelo ambiente que auxilia a se concentrar.


 

 

4.Tenha consciência de si mesmo

 

Antes de começar seu planejamento de estudos, você precisa saber quais são seus pontos fracos, seus pontos positivos e prevenir que possíveis obstáculos e problemas desanimem e prejudiquem seu desempenho.


 
5.Desafie-se

 

Uma das técnicas mais eficientes para aprender sozinho e se manter motivado é estar se desafiando frequentemente. Portanto, busque novas informações, pessoas que podem motivá-lo a não desistir e quaisquer outras ferramentas que podem ajudá-lo.

 

 

6.Use ferramentas

Se tiver condições financeiras, você pode usar as horas em que está longe de casa para estudar usando aplicativos em seu smartphone ou tablet. Existem várias ferramentas online especialmente desenvolvidas para ajudar estudantes a aprender mais e melhor.

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades

 

Notícias relacionadas

Infográfico: Guia definitivo para estudar sozinho

09/12/2014

Dicas para aprender com mais facilidade

10/02/2015

Saiba como usar a música para aumentar o foco nos estudos

15/04/2016

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.