6 técnicas que ajudam a nunca esquecer o que aprendeu

14/01/2016 Por: Vanessa Cagliari
técnicas que ajudam a nunca esquecer o que aprendeu 

Um dos principais problemas enfrentados pelos estudantes de concursos públicos é memorizar todo o conteúdo estudado e não esquecer nenhum detalhe. De acordo com pesquisas, somente 10% do que estudamos fica na memória e os outros 90% são esquecidos. Isso acontece porque a associação das informações não é feita da maneira correta.   

 

 

Mas então, como aprender e não esquecer a matéria estudada? Esse não é um trabalho impossível, basta seguir os métodos de estudo adequados que vamos dar e avalie qual o melhor funciona para você.

 

 

1.Estude na hora certa

Os melhores períodos do dia para estudar são depois de acordar ou pouco antes de dormir. Esses são os melhores horários para quem precisa fixar o conteúdo na memória, pois, nessas horas, o cérebro costuma liberar substâncias químicas que beneficiam a memorização. Portanto, use esses horários a seu favor.

 

2.Mude o método de estudo

Ler e ouvir não são métodos de estudo eficientes de memorização para a maioria das pessoas. Por isso, invista em buscar outras técnicas de aprendizagem que sejam mais interativas e interessantes, como por exemplo, estudar em grupo que pode ser divertido e estimulante. Além da melhora na concentração, conversando ativamente com uma pessoa, a interação estimula a memória e o aprendizado

.

 

 

3.Goste do tema que está estudando

Quando está lendo um texto, você não consegue manter o interesse por aquilo que está vendo, se distrai facilmente e não se lembra do que leu? Para lidar com esse problema, procure tópicos específicos que lhe chamam atenção dentro de um tema que, à primeira vista, é desinteressante. Assim, o seu rendimento vai aumentar e você pode passar a sentir mais desejo pelo estudo.

 

 

4.Desconecte-se do mundo exterior

Para conseguir foco nos estudos, desligue o celular e todos os aparelhos eletrônicos. Se estuda pela internet, bloqueie os sites que te distraem. Um dos fatores mais importantes para um estudo de qualidade é a concentração. Quando você está distraído ou cansado com diversas tarefas, o cérebro sente dificuldade de focar em uma coisa só. Assim, você acaba esquecendo tudo o que leu antes mesmo de terminar de ler o livro ou de assistir à videoaula.

 

 

5.Faça pausas

Quando o cérebro está cansado, ele para de absorver dados e você não consegue mais reter nenhuma informação. Porém, isso pode ser resolvido com pausas de 15 a 20 minutos a cada 45 minutos de estudo. Esse período pode variar de pessoa para pessoa, mas costuma ser a média de tempo que uma pessoa consegue manter-se focada em uma única tarefa. Mas, é importante conhecer o próprio corpo, avaliar o seu limite e os sinais de cansaço, pois, assim, saberá a hora ideal de parar.

 

 

6.Pense sobre o conteúdo que aprendeu

É importante parar após os estudos e analisar sobre o conteúdo que você estudou. Faça perguntas a si mesmo e avalie se realmente entendeu tudo que leu. Quando a gente entende o objeto de estudo, o esforço para ser fixado é mínimo, e depois de um tempo, você consegue descrever os detalhes do assunto de forma automática.

 

 Bons estudos!

 

Notícias relacionadas

5 Dicas para aproveitar seu curso online ao máximo

12/07/2017

Entenda quais sãos os fatores que podem te impedir de assumir uma vaga em concurso público

16/04/2015

Dicas de Conhecimentos específicos e Geografia para técnico do IBGE

05/04/2016

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.