Calendário de estudos: aprenda a montar o seu

10/01/2019 Por: Editorial Academia do Concurso
 Rotina de estudos


Rotina de estudos é algo muito importante na vida de quem deseja estar preparado para ser classificado em concursos. Muito provavelmente, se você está se preparando para testes já deve ter se deparado com a dica de estabelecer e respeitar um cronograma, mas são poucos os lugares que explicam como fazer isso.


Neste post, tire todas as suas dúvidas sobre como montar o seu calendário de estudos com algumas dicas. Mas, não fique preso a seguir essas sugestões à risca; sinta-se à vontade em modificá-lo da forma que achar mais conveniente.



Organize sua rotina


Coloque todos os compromissos que você tem em um caderno e depois filtre estes dados, determinando o que é importante. Este é um momento de escolhas, onde você deve determinar algumas atividades que podem deixar de acontecer para dar espaço a uma rotina de estudos com mais qualidade, ou então, terem suas constâncias reduzida



Defina os horários de estudo


Este é uma etapa importante do processo de estudo, porque é aqui que você determina os horários que estão disponíveis para você inserir seus estudos. Aqui também é o momento de determinar o tempo que você irá dedicar aos estudos.


OBS: muito cuidado para não determinar 5 horas de estudo por dia e não conseguir cumprir 10 minutos por semana; seja sempre razoável.



Selecione as matérias para estudar


Para escolher quais as matérias devem estar no plano de estudos e quantas horas deve dedicar a cada uma, confira antes o edital do concurso. Após isso, confira as matérias onde você apresenta mais dificuldade e dê prioridade a elas, sem se esquecer das outras.



Ciclo de Estudos


Não é preciso ficar ‘bitolado’ em ter aquela matéria naquele dia da semana, naquela hora e estudar aquele tempo. O importante é aprender a matéria e não só cumprir horas. Para isso, defina uma quantidade máxima de horas que deverá ser dedicada a cada matéria e distribua esse tempo durante o mês. Se Português vai precisar de 30 horas por mês, então, determine 1 hora por dia, por exemplo.



Se esforce em tornar os seus estudos sempre interativos, buscando filmes, músicas e até mesmo passeios que vão te ajudar a fixar ainda mais o que é estudado. Seja disciplinado, mas não negligencie seu lazer, abrindo mão do descanso - ele também é importante para deixar a mente preparada para novas informações.


Confira outras dicas: Como lidar com alta concorrência em concursos públicos

 

Notícias relacionadas

Como começar a estudar para concursos

02/12/2015

Como estudar para o concurso do INSS?

16/10/2015

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.