Como aproveitar ao máximo seu curso online

05/02/2015 Por: Editorial Academia do Concurso
 estudo sozinho

Estudar a distância possui várias vantagens, como flexibilidade de horário, comodidade de estudar em casa e não ter que perder tempo no trânsito para se deslocar até a instituição de ensino. Mas vale lembrar que nesse módulo de ensino, você decidirá o tempo e a forma como se dedicará aos estudos, por isso, é possível que você tenha dificuldades no início.

É necessário aproveitar ao máximo o que seu curso online tem a oferecer, portanto, aqui estão algumas dicas para alcançar os melhores resultados.

 

1 – Família e Amigos

Como você estará estudando em casa, é comum os familiares e amigos não entenderem que precisa de concentração e foco. Por esse motivo, seja sincero e deixe claro que está dedicando aquele momento aos estudos e peça que não seja interrompido.

Compense usando os amigos e familiares como motivação: informe à eles suas metas e objetivos, dessa forma eles irão perguntar sempre como vai o andamento dos estudos e isso irá te motivar ainda mais.

 

2 – Crie um calendário

Planejamento é fundamental para qualquer aluno, especialmente para quem está estudando pela internet. Portanto, é preciso criar uma rotina baseada em um calendário, estipulando os horários que se dedicará aos estudos e prazos. Dessa forma, evitará o acúmulo de trabalhos, tarefas e atividades e manterá um ritmo constante nos estudos.

 

3 – Redes Sociais

Todo mundo sabe que as redes sociais são as maiores inimigas para quem estuda com um computador. Além disso, sem as restrições da sala de aula, não é muito difícil cair em tentação. Tenha em mente que essas distrações são prejudiciais, então mantenha distância desses sites no momento que estiver concentrado. Vale também para quem usa os aplicativos sociais no celular, opte em deixar o Smartphone longe ou em modo avião.

 

4 – Assista às aulas

Estudar é um hábito e, como tal, precisa ser frequente, principalmente nos casos de cursos que não exigem prazos de conclusão. Dentro do seu planejamento, inclua o período que se dedicará assistindo às aulas online. Garanta que não ficará muito tempo sem estudar, pois correrá o risco de esquecer o que foi abordado nas aulas anteriores.

 

5 – Equilibre Trabalho x Estudo

É possível que o trabalho comece a interferir nos estudos, portanto, é necessário equilibrar ambos. Tenha em mente que o estudo a distância é flexível, então basta ajustá-lo no melhor horário.

 

6 – Aproveite o tempo livre

Sempre aproveite as brechas de tempo livre que tiver no seu dia a dia para adiantar trabalhos ou colocar as leituras em dia. Desperdiçar o tempo é um erro que pode prejudicar o planejamento e causar um estresse desnecessário.

Notícias relacionadas

Infográfico: Guia definitivo para estudar sozinho

09/12/2014

5 Dicas para aproveitar seu curso online ao máximo

12/07/2017

Entenda quais sãos os fatores que podem te impedir de assumir uma vaga em concurso público

16/04/2015

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.