Como começar a estudar para concursos

02/12/2015 Por: Editorial Academia do Concurso
 

O planejamento antes de iniciar os estudos é o primeiro passo para conquistar a tão almejada aprovação em um concurso público. Pode-se até considerar semelhante ao planejamento de uma estratégia de negócios em uma empresa, afinal de contas, haverá um investimento de dinheiro, tempo e energia, cujo objetivo é a carreira pública. Descubra nessa postagem como começar a estudar para um concurso público.

 

Definir o objetivo
Antes de tudo, é necessário descobrir o que pretende fazer quando estiver no serviço público. Pense no seu sonho de carreira, seu objetivo final, pois, dessa maneira, você saberá se prefere atuar na esfera Judiciária, Executiva ou Legislativa, além das atividades que vai exercer.

 

Analisar quanto dinheiro e tempo pode gastar
Aqui começa, de fato, a montagem do planejamento de estudos. Para ser aprovado em um concurso público, é necessário foco e dedicação por um bom tempo. Alguns conquistam em apenas seis meses, outros em um ou dois anos. Quanto ao tempo, faça um cronograma de estudos, detalhando cada uma das atividades para saber quanto tempo livre você tem para estudar, e sempre coloque a disciplina ou o tema que vai estudar.

 

Com relação ao dinheiro, você pode fazer uma poupança ou planejar os gastos mensais. No mínimo, você irá gastar com inscrições e material didático. Se tiver condições, invista em cursos preparatórios, pois oferecem conteúdo ajustado ao cobrado nos editais de concursos.


 

Saber o que deve estudar
Todo concurseiro precisa saber detalhadamente o que vai estudar. Primeiramente, analise o edital para saber como lidar com as disciplinas e separe todos os temas que serão cobrados. Comece pelas matérias mais fáceis como Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Raciocínio Lógico. Após dominar esses conteúdos avance para as disciplinas específicas.

 

Como estudar?
Cada pessoa tem seu próprio método de estudos, de acordo com suas dificuldades e habilidades de aprendizagem. Identifique se você tem resultados melhores lendo, grifando, escrevendo ou fazendo simulados



Verifique se está dando certo
É preciso analisar como está o seu rendimento, mas sem esperar que isso seja feito no resultado das provas. Pontue todas as questões que fizer e vá anotando os pontos que conseguir. Por exemplo, você estudou crase em língua portuguesa e fez 10 questões. Do total, você acertou 80%. Então, você obteve 8 pontos, mas precisa saber o motivo dos dois erros. Retome os estudos na matéria e trabalhe nos pontos fracos.

 

Com informações de SOS Concurseiro

Notícias relacionadas

Concurso INSS: Cespe/UnB pode ser a organizadora da seleção

08/09/2015

Concurso para Oficial da PM-RJ 2018 tem edital autorizado e previsão para setembro

08/08/2018

5 Dicas para aproveitar seu curso online ao máximo

12/07/2017

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.