Como estudar para o concurso do INSS?

16/10/2015 Por: Vanessa Cagliari
Como estudar para o concurso do INSS? 

O edital do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve ser publicado até o dia 29 de dezembro e para quem deseja conquistar uma das 950 vagas de técnico e analista do seguro social, é de extrema importância programar o cronograma de estudos com antecedência, uma vez que a Cespe/UnB, banca organizadora da seleção, apresenta questões com grau de dificuldade de nível médio para difícil.  

 

Além disso, o concurso do INSS está entre os mais disputados do país: na última seleção feita pelo órgão, em 2012, para a carreira de técnico, 904.459 candidatos realizaram inscrição para preencher 1.500 vagas. Pensando nisso, a Academia do Concurso selecionou algumas dicas sobre como estudar para as provas do concurso do INSS de forma organizada e correta. Acompanhe e anote:

 

 

Defina suas prioridades

Analise todas as suas tarefas semanais e veja quais são suas prioridades. No caso, se você realmente quer passar no concurso do INSS, os seus estudos devem vir em primeiro lugar.

 

 

Monte um cronograma de estudos

Para que todas as matérias sejam vistas ao menos uma vez por semana, é importante distribui-las em função dos horários disponíveis a cada dia. Considerando o volume de conteúdo a ser estudado e a quantidade de questões da prova, você pode distribuir o tempo de estudo semanal da seguinte forma:

 

- Conhecimentos específicos: 50%

- Língua portuguesa: 15%

- Noções de direito constitucional: 9%

- Noções de direito administrativo:  8%

- Raciocínio lógico: 7%

- Noções de informática: 7%

- Regime jurídico único: 3%

- Ética no serviço público:1%.

 

Dependendo do seu grau de dificuldade em cada disciplina, você pode ajustar para mais ou para menos. Para calcular o tempo de estudo de cada disciplina, veja quantas horas livre você tem na semana e transforme em minutos multiplicando por 60. Considere esse número como 100% do seu tempo de estudo. Depois, multiplique-o por cada percentual acima e, assim, você saberá quantos minutos de estudo tem para cada matéria. Distribua essas matérias no seu cronograma de estudos, considerando as pausas.

 

 

Busque materiais de estudo de qualidade
Investir em materiais e cursos preparatórios vale muito a pena, uma vez que seu estudo será direcionado e terá o acompanhamento de professores especializados em preparação para concursos públicos. Em relação aos cursos preparatórios, dê preferência a modalidade online, pois você economiza dinheiro, tempo, além de poder estudar na hora que quiser. A Academia do Concurso oferece ótimos cursos online para concursos públicos, e entre eles estão o curso de Técnico do INSS e o curso de Direito Previdenciário para o INSS.

 

 

Treine com provas anteriores

É importante resolver questões de provas anteriores do concurso do INSS, pois dessa forma, você se familiariza com o estilo das questões e os temas cobrados. A cada exercício que você resolve, mais preparado você estará. Clique aqui e faça o simulado online gratuito para o cargo de Técnico do INSS.

 

Notícias relacionadas

Concurso INSS: Cespe/UnB pode ser a organizadora da seleção

08/09/2015

Concurso para Oficial da PM-RJ 2018 tem edital autorizado e previsão para setembro

08/08/2018

5 Dicas para aproveitar seu curso online ao máximo

12/07/2017

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.