Como lidar com alta concorrência em concursos públicos

23/10/2018 Por: Editorial Academia do Concurso
 Concorrência em Concursos

Muitos concurseiros - senão todos - já se questionaram como lidar com a alta concorrência em concursos públicos, circunstância que ameaça a oportunidade de muitos conseguirem ter uma maior estabilidade em suas vidas profissionais. Veja algumas dicas para “aquietar o coração” durante este momento decisivo.


Estude e estude

A preparação para qualquer atividade não apenas aumenta as chances de obter bons resultados, como também proporciona segurança durante uma avaliação. Sentir-se seguro durante concursos é fundamental, porque o nervosismo pode atrapalhar seu desempenho e provocar o famoso “branco”.


Estudar de forma correta quer dizer que você deve compreender e não decorar o que for estudado. Pode ser que durante os estudos, sua mente fique cansada e a estratégia mais inteligente encontrada, talvez seja gravar o conteúdo com músicas, desenhos e outras ‘artimanhas’. Não é nenhum crime utilizar desenhos ou cantar para gravar um conteúdo, o problema é usar isso como fontes de consulta. Esses métodos precisam servir apenas como apoio, o que quer dizer que antes de qualquer criatividade, você DEVE entender o tema.     


Controle emocional

“Seus sentimentos estão em você e não o contrário.” Controle emocional é fundamental para quem está lidando com uma pressão, como é o que acontece em provas desse porte. Deixar que o nervosismo, ansiedade e excesso de segurança dominem suas ações, pode provocar resultados negativos.


A primeira dica para desenvolver controle emocional, é sempre pensar de forma positiva, mesmo quando surgirem proble …melhor, desafios! Não permita que o medo dos resultados e o impeça de encontrar saída.


Descanse

Essa é simples: durma!


Deixe de se comparar

A verdade é que quando o sucesso não é medido pelo sucesso alheio, você passa a evoluir. É normal ficar pensando em como os adversários estão respondendo suas questões ou ficar mais ansioso quando alguém termina a prova primeiro. Mas, ficar preocupado em como os outros estão se saindo, faz com que você não consiga cuidar com qualidade da sua própria vida - no caso, da sua prova.


Pare olhar para sua concorrência e pensar que são seus inimigos, a única pessoa que pode boicotar sua aprovação, é você mesmo. Portanto, faça por merecer uma vaga entre os aprovados e lembre-se que a concorrência é feita de pessoas que assim como você, buscam uma vida melhor. Quem consegue ser aprovado, não roubou o lugar de ninguém, apenas foi mais preparado do que os outros.


A Academia do Concurso fornece cursos preparatórios para concursos específicos. Converse com nossa equipe e aumente suas chances para conquistar a classificação!


Notícias relacionadas

3 aplicativos para estudar redação para concursos públicos

09/08/2017

Nível Médio e Superior: INB abre processo seletivo com salário até R$6 mil

23/01/2018

Dicas para otimizar os estudos sem estresse

26/05/2015

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.