Como responder questões de múltipla escolha

31/05/2017 Por: Daniel Fernandes
 Como responder questões de múltipla escolha em provas de concursos

A maior parte dos processos seletivos de concursos públicos é formada por uma prova de múltipla escolha e responder as questões de forma a saber eliminar as alternativas erradas e driblar as pegadinhas é fundamental, uma vez que são exames eliminatórios e classificatórios. Confira a seguir algumas dicas e técnicas para acertar questões de múltipla escolha usando o raciocínio e a lógica.

 

Leia a questão inteira – Uma pegadinha muito recorrente em provas é colocar somente respostas verdadeiras, mas que não respondem à pergunta. Por isso, antes de assinalar uma alternativa, leia a questão integralmente.

 

respostas multipla escolhaPense na resposta – Depois de ler todo o enunciado, pense na resposta antes de analisar as alternativas. Dessa forma, há menos chance de você se confundir com alternativas semelhantes e ambíguas.

 


Elimine as alternativas incorretas –
Geralmente, em cada questão há uma ou duas alternativas que são erradas e que não fazem sentido, então elimine estas. Assim, você passa a ter mais chances de escolher a resposta certa quando elimina as respostas que são claramente incorretas. Uma outra forma de descobrir se uma alternativa está certa é comparando as respostas, pois sempre existe um detalhe em uma das alternativas que a torne incorreta.

 

Fique atento com “sempre” e “nunca” – Existem perguntas que incluem alternativas com termos absolutos, como “sempre” e “nunca”. Nesse caso, é provável que as respostas estejam incorretas, principalmente em provas de disciplinas da área de Humanas. No geral, são as alternativas que contêm palavras como “geralmente” ou “na maioria dos casos” que são as corretas.

 

certo errado alternativaCuidado com “nenhuma das alternativas está incorreta/correta” - É comum que haja opções como: “Nenhuma das alternativas está incorreta” e “Nenhuma das alternativas está correta” e esse tipo de questão confunde o candidato. Se você tem certeza de que uma delas é certa, então não escolherá a opção “Nenhuma das alternativas está correta”.

Notícias relacionadas

Infográfico: Guia definitivo para estudar sozinho

09/12/2014

5 Dicas para aproveitar seu curso online ao máximo

12/07/2017

Entenda quais sãos os fatores que podem te impedir de assumir uma vaga em concurso público

16/04/2015

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.