Dicas de especialista para se dar bem em redações de concursos

30/06/2015 Por: Vanessa Cagliari
Dicas de especialista para se dar bem em redações de concursos 

A redação é uma das etapas que mais reprovam os candidatos de concursos públicos. Entre os critérios que podem desclassificar o candidato estão a fuga ao tema que foi solicitado no enunciado e ao objetivo, afirma a professora de língua portuguesa da Academia do Concurso, Carolina Santana.

 

Redação exige um bom preparo e treino, uma vez que é uma matéria diferente das outras disciplinas. Por exemplo, quando se estuda matemática, é possível compreender a evolução na assimilação das informações. Já na redação, o progresso no domínio da escrita acontece de forma lenta e contínua, escrevendo e reescrevendo, além do hábito de ler jornais e revistas com frequência, conforme explicou Carolina que concedeu algumas dicas para se sair bem em redações de concursos públicos. Acompanhe:

 

Os formatos de redação mais pedidos em concursos

“Em 90% das provas discursivas de concursos públicos, a mais pedida é a redação dissertativa-argumentativa em que o candidato deve agregar seu ponto de vista”, afirma Carolina. Já em segundo lugar, vem os Estudos de Caso, comum em concursos jurídicos e de tribunais. “O aluno deve expressar uma reflexão dentro da prática jurídica focada para a área do cargo, geralmente voltada para uma análise”, explica.

 

Os principais tópicos sobre gramática que devem ser dominados

“A redação é a aplicação da gramática inteira e ela aparece de forma integral na redação”, afirma Carolina Santana. "Mas, é importante focar em regras de concordância, regras de regência e crase".

 

As melhores práticas para escrever melhor

O aluno que escreve melhor é aquele que lê muito e pratica oralmente por meio de conversas, a chamada gramática do uso, afirma Carolina. “É importante conversar variando de instâncias sociais”.

 

Os temas que devem ser dominados para cada carreira

Segundo a especialista, 50% dos temas que devem dominados são referentes ao cargo pretendido e outros 50% são sobre temas gerais e atuais. “É necessário se aprofundar em temas atuais e, para isso, é importante ler jornais para estar preparado”, aconselha Santana. Entre os principais assuntos que devem ser estudados e dominados estão:

-Temas voltados à educação;

- Temas ambientais, principalmente, consumo e controle de água;

-Previdência;

-Maioridade Penal;

-Terceirização;

-Questões do trabalho e do trabalhador.

 

A estrutura do texto

“Para a redação dissertativa-argumentativa, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão devem ser bem marcados. Nesse texto, deve-se fazer uma projeção de uma questão e apresentar uma possível solução, desde que não seja ingênua”, explica. Em relação ao Estudo de Caso, a introdução deve apresentar o tema que será abordado e o desenvolvimento deve ser finalizando com uma solução, conforme explica Carolina.

 

Carolina Santana é graduada em letras pela PUC-Minas e pós-graduada em análise do discurso pela UFMG - Mestre em Semiótica. Atua no magistério em cursos preparatórios para concursos públicos, todos os níveis, e em cursos superiores de graduação e pós-graduação. É consultora na área educacional nas áreas de organização didático/pedagógica e gestão de pessoas. É autora da coleção de livros didáticos para pré-vestibular e terceira série do ensino médio pela Lastro Educacional Editora, entre outros artigos, ensaios e materiais didáticos para concurso públicos.


Além de dominar conhecimentos sobre redação, é importante também se aprofundar em regras da língua portuguesa, disciplina frequentemente cobrada em concursos públicos. Pensando nisso, a Academia do Concurso desenvolveu os cursos de Língua Portuguesa para concursos e Exercícios de Língua Portuguesa para concursos. Clique nos cursos abaixo e experimente nossa metodologia de ensino, gratuitamente.

 curso online língua portuguesa para concursos     curso online exercícios de língua portuguesa para concursos

Notícias relacionadas

Concurso INSS: Cespe/UnB pode ser a organizadora da seleção

08/09/2015

Concurso para Oficial da PM-RJ 2018 tem edital autorizado e previsão para setembro

08/08/2018

5 Dicas para aproveitar seu curso online ao máximo

12/07/2017

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.