Dicas para passar em concursos públicos em 2019

23/10/2018 Por: Editorial Academia do Concurso
 estudar concursos

Todos os anos concursos públicos ocorrem, movimentando diversas inscrições ao redor do país. Ser classificado nessas provas, não significa apenas ter orgulho de uma boa pontuação, mas conseguir um futuro estável. Por oferecer benefícios notáveis para quem é aprovado, essas provas costumam ser bastante concorridas e oferecer vagas bem abaixo do número total de inscritos. Conferir algumas dicas para passar em concursos públicos, pode garantir um bom resultado.


Como reza a lenda: “São as pequenas coisas que fazem a diferença.” E não é que fazem mesmo?! São pequenas atitudes que podem garantir sua classificação para o cargo disputado no concurso. O bom preparo através do estudo é fundamental, mas se essas dicas “bobinhas” forem desconsideradas, todo o seu esforço será em vão.


Portanto, não subestime o poder do ‘simples’, e comece a aplicá-las em sua rotina. Vamos lá!


Monte sua rotina de estudo

Imagine um colégio sem grade de horários e aulas. Conseguiu imaginar? Viraria uma completa bagunça. É isso que acontece com sua rotina de estudos sem uma planilha organizada. Da mesma maneira que uma escola que não tem sua grade de aulas respeitada não funciona, é importante ter comprometimento com sua planilha.


Vamos supor que você esteja estudando Matemática, Português e Ciência. Não precisa estudar os três todos os dias, e nem estudar apenas um por semana. Dedique cada dia da semana para temas, de preferência que sofram variações de dificuldade, ou seja, misture temas que possui maior facilidade com aqueles mais complicados.


Diminua a curtição, mas divirta-se!

Ter equilíbrio é muito importante para quem tem objetivos na vida, inclusive em assuntos que envolvem o lazer. Evitar desgaste com baladas, bebedeiras, noites fora de casa ou qualquer outro tipo de diversão que você goste, pode aumentar seu rendimento ao se preparar para o concurso.


Mas não confunda ter equilíbrio com deixar de ter lazer. Pessoas que não se divertem aumentam as chances de ter uma estafa, o que em outras palavras é o seu corpo dizendo: “NÃO AGUENTO MAIS!”. Então, tenha saiba ponderar lazer e responsabilidades para aproveitar ao máximo sua vida e constituir um bom futuro.


Decoreba não funciona  <3

A única regra para decorar antes de uma prova é: “Decoreba não funciona”. Realmente, alguns métodos de ensino incluem músicas e frases “fofinhas” para ajudar a fixar o conteúdo na memória do estudante, mas essas estratégias não passam de ilusão.


O nosso cérebro tem muitas informações para armazenar, e ele seleciona o que considera importante e desconsidera o que não é tão relevante, por isso, que nem sempre lembramos de coisas que aconteceram recentemente. Decorar artigos ou artimanhas para lembrar de itens para uma prova, pode funcionar por um tempo - mas não muito! Portanto, aprenda a entender o vai cair na prova.


Transforme educação em diversão

Aprender de forma descontraída é muito mais gostoso e produtivo. Com os avanços tecnológicos são diversas opções criativas para incluir em seu plano de estudos, o que importa mesmo, é escolher um método que seja interessante pra você.


Algumas formas de estudo bastante usadas por quem quer estudar de forma mais descontraída, é optar por vídeos no YouTube, filmes, podcasts e até mesmo videogames, que envolvem o tema que vai cair na prova. Quanto maior contato você tiver com os assuntos, maior a chance de saber como responder corretamente às questões.


Sono da inteligência

Existe o sono da beleza e o sono da inteligência, onde dormir a quantidade de horas necessárias, fará com que sua mente trabalhe melhor. Dê atenção ao seu sono, evite dormir tarde ou muito.  E não entenda essa dica como algo a ser aplicado apenas um dia antes da avaliação, porque cada minuto de descanso perdido traz consequências a longo prazo. Procure desde hoje adaptar uma rotina que o permita desfrutar de uma boa noite e ter um bom dia.


Foco em todos os sentidos

Concentre suas energias em temas que você tem mais dificuldade ou que você sabe que cairão na avaliação, gastar tempo com assuntos irrelevantes pode desgastar sua atenção. Entretanto, tenha cuidado para limitar tanto seu estudo a ponto de deixá-lo razo.


Outra aplicação do foco é a atenção que você coloca nas horas de estudo. Estudar Matemática pensando no filme que você assistiu na noite passada, dá muito errado. Ao estudar, procure ser uma pessoa focada em todos os sentidos.



Histórico do concurso

Baixe as provas anteriores do concurso que você irá prestar, procure analisar o perfil das perguntas e temas abordados, porque as bancas costumam seguir um padrão para a elaboração das questões. Refazer as edições passadas fará toda a diferença em sua preparação.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades





Notícias relacionadas

Concurso para Oficial da PM-RJ 2018 tem edital autorizado e previsão para setembro

08/08/2018

Entenda quais sãos os fatores que podem te impedir de assumir uma vaga em concurso público

16/04/2015

Segundo estudo, escrever à mão é mais eficaz para a fixação do conteúdo

02/08/2017

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.