Dicas simples para aliviar o estresse e melhorar produtividade nos estudos

22/12/2014 Por: Editorial Academia do Concurso
 

A falta de tempo, cotidiano corrido, preocupações e problemas podem resultar em um mal que é muito comum nos dias de hoje: o estresse.

Além de comprometer nossa qualidade de vida, esse é um problema que pode surgir e atrapalhar estudos e, consequentemente, sua produtividade.

Enganam-se aqueles que pensam que o estresse não é algo importante. É necessário dar uma pausa e observar os sintomas de nosso corpo para se dar conta de como o problema compromete nossas vidas.

Por isso, separamos aqui algumas dicas simples que podem ajudar a se livrar desse mal. Confira:

Massagem
A massagem é uma ferramenta essencial para aliviar o estresse. A técnica relaxa os músculos tensos, reduz a dor e melhora a circulação do sangue melhorando a oxigenação do cérebro.

Meditação
Não é preciso ser um monge budista para aproveitar os benefícios da meditação. Reserve 15 a 30 minutos por dia para essa prática que consiste em sentar, relaxar o corpo e prestar a atenção na respiração. Tente esvaziar sua mente e sentir seu corpo, enquanto respira e inspira. Prestar atenção na respiração é uma boa dica para manter os pensamentos afastados.

Maracujá
Não é à toa que essa fruta é considerada o remédio natural para ansiedade, insônia e estresse. Embora não tenha sido comprovado cientificamente, o maracujá tem o poder de aumentar um produto químico chamado ácido gama-aminobutírico que diminui a atividade de algumas células e te mantém relaxado.

Organize seus horários
A dica aqui é montar uma agenda com todos os seus afazeres e seus horários. Siga fielmente o programa estipulado. Ter organização em nossos compromissos oferece sensação de controle e, consequentemente, tranquilidade.

Alimentação
Os alimentos tem um poder enorme em nosso humor, além de oferecer a energia que precisamos em nosso dia a dia. É bom ingerir salmão, amêndoas e alimentos ricos em Vitamina B (grãos de cereais, feijão, ervilha, nozes, fígado, ovos e produtos lácteos). Evite ingerir em excesso alimentos que possuam cafeína em sua composição.

Controle o uso da internet
Os smartphones facilitam nossa vida, entretanto, o excesso desses aparelhos podem resultar em vício e uma preocupação excessiva com o ambiente on-line. Por esse motivo, permita-se viver o momento e limite o uso desses aparelhos, principalmente, durante a noite.

Aromaterapia
Nossos sentidos tem o poder de nos acalmar, é o caso de cheiros agradáveis que podem estimular o sistema límbico, que, por sua vez, libera substâncias químicas que afetam o cérebro, promovendo sensações de relaxamento, calma, amor e emoção. Procure lojas especializadas sobre o assunto.

Durma bem
Além de renovar nossas energias, o sono é o nosso redutor natural de estresse natural. Tome um banho quente para relaxar os músculos, afaste distrações quando estiver indo para a cama e mantenha um ambiente agradável para descanso livre de barulho. Tente dormir no mínimo 8 horas por dia.

Praticando essas dias você não terá somente diminuído o estresse, mas também poderá aumentar sua produtividade nos estudos, além de melhorar sua qualidade de vida.

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