Entenda como funciona a assimilação de conteúdo em 5 etapas

08/10/2015 Por: Vanessa Cagliari
Entenda como funciona a assimilação de conteúdo em 5 etapas 

Para alcançar a aprovação e passar em um concurso público, é importante ter determinação, foco, dedicação e é claro, estudar muito. Compreender o funcionamento do seu cérebro na hora de assimilar as informações, principalmente as complexas, pode tornar seu estudo mais tranquilo e diminuir a ansiedade. Veja como funciona em apenas 5 passos:

 

 

1º Etapa: A informação entra em nosso cérebro por meio da visão e da audição quando assistimos às aulas. Para ajudar seu cérebro nesta etapa, leia bastante e faça anotações.

 

2º Etapa: O cérebro possui dois tipos de memória, uma é de curto prazo e a outra é de longo prazo. Geralmente, a memória de curto prazo desaparece em menos de 15 minutos, mas se for repetida por várias vezes (a quantidade varia de pessoa para pessoa), automaticamente, ela passa para a memória de longo prazo, em que, até o momento, sua duração é desconhecida pelos especialistas.

 

3º Etapa: Nesta fase, deve-se simular um ato de aprendizado muito comum, que nos é passado desde a infância: se passar por professor. Falar o que aprendeu em voz alta e fazer movimentos ajudam o cérebro a gravar todo o conteúdo.

 

4º Etapa: Depois de todas as fases acima, obteremos a memória de longo prazo, mas isso não significa que você nunca mais precisará estudar, porque o cérebro elimina, de forma automática, qualquer conteúdo que não esteja sendo utilizado. Uma técnica que funciona é estudar periodicamente se não quiser esquecer tudo o que aprendeu. Breves leituras e vídeos são ótimos aliados nesta tarefa.

 

5º Etapa: Vivenciar o tema estudado diariamente pode auxiliar com que não caia no esquecimento, no entanto, é aconselhável realizar alguns exercícios sobre o conteúdo explicado em aula, uma vez que nenhum conhecimento é esquecido se bem aplicado. A Academia do Concurso realiza simulados totalmente gratuitos com os melhores professores.

 

 Bons estudos!

Notícias relacionadas

Concurso INSS: Cespe/UnB pode ser a organizadora da seleção

08/09/2015

Concurso para Oficial da PM-RJ 2018 tem edital autorizado e previsão para setembro

08/08/2018

Infográfico: Guia definitivo para estudar sozinho

09/12/2014

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.