Entenda quais sãos os fatores que podem te impedir de assumir uma vaga em concurso público

16/04/2015 Por: Daniel Fernandes
 não assumir vaga em concurso público

Para a maioria dos concurseiros, ser aprovado é o último passo para assumir uma vaga em concurso público. Porém, essa é mais uma etapa, pois, ao ver seu nome na lista de aprovados, é necessário comprovar todos os atributos exigidos em edital.

Por isso, ler e conhecer o edital é fundamental. Nele estão descritos todos os requisitos necessários para um candidato ser contemplado e tomar posse de sua função. Listamos aqui as situações mais comuns que podem impedir um candidato de assumir uma vaga em concurso:

Nacionalidade Brasileira
Uma das principais exigências é ter nacionalidade brasileira. O estrangeiro que quer ingressar no serviço público deve, primeiramente, passar pelo processo de naturalização.

 

Obrigações Militares ou Eleitorais
Lembre-se que votar é uma obrigação como cidadão. Em consequência, quem não está em dia com a Justiça Eleitoral e com suas obrigações militares não podem assumir
cargos públicos.

 

Formação
Ao concorrer à uma vaga, fique atendo ao tipo de graduação exigida. Não adianta comprovar com experiência ou “gostar da área”. É preciso comprovar seu nível de formação exigido para a função.

 

Cargos de gerência em empresas privadas
Candidatos que tenham cargo de gerência ou administração em sociedades privadas (exceto quando sejam acionistas, cotistas ou comanditários) são impedidos de tomar posse, de acordo com a Lei 8112/90, a lei que rege os concursos federais.

 

Caso cumpra todas as exigências da vaga de acordo com o edital, o próximo passo é começar a estudar para garantir a melhor colocação possível no concurso.

Conheça nossos cursos online e garanta a aprovação que tanto deseja!

Notícias relacionadas

Concurso INSS: Cespe/UnB pode ser a organizadora da seleção

08/09/2015

Concurso para Oficial da PM-RJ 2018 tem edital autorizado e previsão para setembro

08/08/2018

5 Dicas para aproveitar seu curso online ao máximo

12/07/2017

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.