Estudar ouvindo música é bom? Conheça playlists de filmes que podem ajudar na concentração

10/11/2014 Por: Editorial Academia do Concurso
Estudar ouvindo música é bom? 


O grande truque para estudar ouvindo música é descobrir se, de fato, você não se deixa distrair com estímulos externos.  Sabendo como você “funciona”, é possível, com as músicas certas, que sua concentração e produtividade só aumentem.

 

O Instituto de Tecnologia de New Jersey, dos Estados Unidos, realizou um estudo que analisou o efeito da música na aprendizagem. Para algumas pessoas ela estimula diferentes partes do cérebro tornando o estudo mais eficiente, mas para outras é possível que leve à distração.

 

Músicas calmas ajudam a relaxar, tornando o ambiente mais favorável para a concentração. No entanto, músicas com letra (cantadas), podem dificultar o aprendizado de matérias como Português e Redação, pois mexem com a mesma área do cérebro.

 

O segredo é descobrir qual a melhor forma de estudo pra você! Realize testes, alternando entre períodos com e sem música e fique de olho no rendimento.

Lembre-se que a música é também, uma ótima forma de isolamento quando se está em lugares barulhentos. Se descobrir que é bom pra você estudar ouvindo músicas, escolha uma playlist longa para evitar paradas para escolher novas canções.

 

Veja 3 trilhas sonoras de filmes que vão te ajudar na concentração:

 

1 - Orgulho e Preconceito (2005)

O filme baseado na obra de Jane Austin tem uma trilha sonora leve e agradável, com músicas que alternam sons doces e animados, propiciando uma atmosfera agradável para o estudante.

 

2 - Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte I (2010)
A trilha sonora produzida pelo premiado Alexandre Desplat alterna músicas mais introspectivas e com um certo tom de melancolia com melodias tensas, cheias de ação, como o próprio filme.

 

3 - Anna Karenina (2012) 

As músicas que embalaram os salões de baile da obra adaptada pelo clássico de Liev Tolstoi guardam muitas semelhanças com a trilha sonora de espetáculos, por sua grandiosidade. As composições se alternam entre momentos de grande expectativa e tensão até as festas mais agitadas, passando pelo drama, deixando o estudante alerta e compenetrado.

 

Confira o estudo na íntegra (em inglês).

 

 

Notícias relacionadas

Infográfico: Guia definitivo para estudar sozinho

09/12/2014

Entenda quais sãos os fatores que podem te impedir de assumir uma vaga em concurso público

16/04/2015

Segundo estudo, escrever à mão é mais eficaz para a fixação do conteúdo

02/08/2017

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.