O que faz um Técnico Judiciário?

20/11/2018 Por: Editorial Academia do Concurso
 o que faz tecnico judiciario

Técnico Judiciário é um profissional que atua nos Tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal. Como consta na Lei nº 11.416, o técnico judiciário é responsável por executar tarefas de suporte técnico e administrativo. 

 

Além da área administrativa, existem outras especialidades como Tecnologia da Informação, Enfermagem, Transportes e Segurança. 

 

Cabe ao Técnico Judiciário dar andamento aos processos. Ou seja, quando uma reclamatória trabalhista é ajuizada, vários atos processuais devem ocorrer até a sentença final, que são: autuação, citação, audiência, notificações, expedição de mandatos, expedição de ofícios e expedição de certidões 

 

Além disso, existem outras atividades exercidas pelo Técnico Judiciário que são relacionadas com serviços de cartórioenvolvendo registros através de digitação, redação de documentos, atendimento ao público, guarda e partilha de bens, distribuição de processos, atendimento ao público e cálculo de custas judiciais.  

 

Para atuar como técnico judiciário, é necessário ter escolaridade de nível médio, ou curso técnico equivalente, correlacionado com a especialidade, se for o caso, só é possível tomar posse do cargo a partir da aprovação no concurso público realizado e para isso é imprescindível uma boa preparação! 

 

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades

Notícias relacionadas

Concurso INSS: Cespe/UnB pode ser a organizadora da seleção

08/09/2015

Concurso para Oficial da PM-RJ 2018 tem edital autorizado e previsão para setembro

08/08/2018

5 Dicas para aproveitar seu curso online ao máximo

12/07/2017

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.