Os erros que causam o 'branco' na hora da prova

28/08/2015 Por: Vanessa Cagliari
Os erros que causam o 'branco' na hora da prova 

Estudar durante longas horas pode não ser a melhor maneira para se preparar para uma prova de concurso público, seja de múltipla de escolha ou dissertativa. Erros como esse são responsáveis pelo nervosismo e insegurança e, consequentemente, pelo esquecimento das informações ou o chamado “branco” na hora da prova. Para evitá-lo, selecionamos erros comuns, que a maioria dos candidatos comete durante a preparação para um concurso.

 

Estudar sem um plano de organização definido 

O plano de estudos deve ser individual e feito de acordo com a sua rotina, tempo disponível e quantidade de disciplinas. Para facilitar, defina um padrão de organização para as suas anotações e materiais, pois assim fica mais fácil de encontrar tudo, conforme a disciplina a ser estudada naquele determinado dia.

 

Tentar aprender todo o conteúdo em um dia

Para concretizar o aprendizado, é necessário ter hábito e repetição. Dessa forma, quanto maior for o contato diário com a informação, mais você irá criar uma memória e retê-la. Ao tentar compreender tudo de uma vez, parte das informações “evapora” da sua mente em poucas horas. Portanto, se a quantidade de matérias é grande, comece a estudar com bastante antecedência.

 

Estudar rápido demais

Dar apenas uma “passada” na matéria é insuficiente para fixar o conteúdo. Para isso, você deve ter um contato mais aprofundado com o tema, além de aplicá-lo na prática, por meio da resolução de exercícios.

 

Não ter o hábito de revisar o que foi aprendido em aula 

A revisão do conteúdo garante o reforço do que foi aprendido, além da possibilidade de rever pontos que foram perdidos. Outra dica eficiente é ler um pouco sobre a matéria antes da aula, pois isso ajuda no aprendizado, criando uma espécie de “arquivo” na memória.

 

Estudar até tarde antes da prova

Virar a noite anterior à prova estudando pode ser prejudicial ao seu desempenho, uma vez que o cérebro precisa de descanso para poder funcionar de forma eficiente. Ficar sem dormir não garante a aprovação de ninguém.


Com informações de OAB de Primeira


Notícias relacionadas

Concurso INSS: Cespe/UnB pode ser a organizadora da seleção

08/09/2015

Concurso para Oficial da PM-RJ 2018 tem edital autorizado e previsão para setembro

08/08/2018

5 Dicas para aproveitar seu curso online ao máximo

12/07/2017

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.