Quais os principais pontos de um edital de concurso público?

19/07/2017 Por: Daniel Fernandes
Quais os principais pontos de um edital de concurso público? 

O edital é um documento que contém informações necessárias que norteiam o candidato acerca das regras do concurso, do conteúdo programático, das disciplinas cobradas nas avaliações, entre outros detalhes. O edital deve ser totalmente analisado para evitar surpresas no decorrer do processo seletivo por falta de conhecimento das regras estipuladas.

 

Alguns são de difícil leitura, como os editais do Diário Oficial da União que são cheios de letras miúdas e, nestes casos, é importante saber a ordem em que são dispostas as principais informações que precisam ser dominadas pelo candidato. Acompanhe um roteiro básico para facilitar nessa tarefa:

 

Inicialmente, você pode procurar o edital no site da banca organizadora da seleção, uma vez que o documento emitido pela banca é mais organizado. Os primeiros dados a serem verificados no edital são aqueles que definirão se o concurso interessa a você: os cargos e suas funções, número de vagas, a localização das mesmas e a remuneração.

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



É importante observar também se o órgão oferece vagas para contratação imediata ou se pretende formar um cadastro de reserva. Veja os principais pontos de um edital e em que ordem costumam aparecer (lembrando que essa ordem pode variar de um edital para outro).

 

 

Assunto

Palavras-chave no edital

1) - Cargos, número de vagas, localização, remuneração e jornada de trabalho

“Provimento de vagas no cargo de”, “remuneração”, “atribuições ou atividades” “cadastro reserva”, “jornada de trabalho”, “localidades”

2) - Inscrição, isenção de taxa

“Inscrição” e ‘isenção”

3) - Condições especiais para a prova (deficientes, gestantes)

“Condições especiais”

4) -Formato de prova, etapas posteriores, datas, disciplinas cobradas

“Etapas”, “das provas”, “disciplinas”, “disposições preliminares”, “primeira etapa”

5) -Condições e prazos para recursos

“Recursos”

6) -Conteúdo

“Programa” “conhecimentos” “conteúdo programático”

 

Esses dados fundamentais costumam aparecer nos primeiros parágrafos do edital. Geralmente, o cargo fica disposto no cabeçalho e as vagas, se distribuídas por cargos e/ou localidades, podem estar inseridas em um quadro específico, no corpo do documento ou em anexo ao mesmo. Verifique as atribuições dos cargos e a jornada de trabalho semanal. As principais palavras-chave são: “provimento de vagas no cargo de”, “atribuições”, “remuneração” e “jornada de trabalho”.

 

 

Se você for portador de deficiência, observe a quantidade ou a porcentagem de vagas oferecidas e às condições para concorrê-las. Devem ser apresentados laudos médicos e o cumprimento de exigências específicas para confirmar sua condição. Além disso, no edital, são estabelecidas condições especiais para a realização da prova nos casos do candidato ser portador de deficiência, lactante e outros. Busque pela palavra-chave: “condições especiais”.

 

 

Os requisitos necessários, geralmente, podem estar dispostas em dois blocos distintos: as exigências gerais e as específicas para cada cargo. Busque pelas palavras-chave: “requisitos para a.” (admissão do cargo, posse, investidura no cargo). As exigências gerais costumam ser:

 

 

- ser brasileiro ou naturalizado ou cidadão português amparado pelo estatuto de igualdade;

 

- ter sido aprovado em todas as fases do concurso;

 

- possuir, no mínimo, 18 anos completos na data da posse;

 

- ter situação regular perante a legislação eleitoral;

 

- estar quite com o Serviço Militar Obrigatório, se o candidato for do sexo masculino;

 

- comprovar a escolaridade exigida para o cargo;

 

- possuir aptidão física e mental para o exercício do cargo;

 

- cumprir as determinações do edital.

 

Em relação aos requisitos específicos, serão definidos de acordo com o cargo escolhido, pois pode haver a oferta de mais de um cargo no mesmo edital.

 

Como será o concurso?

Inicialmente, procure conhecer a banca organizadora para se familiarizar com o estilo das questões e seu sistema de correção. Após essa análise, conheça o formato do concurso, saiba quantas e quais serão as etapas e quais os critérios de avaliação, se é eliminatório e/ou classificatório.

 

Existem vários tipos de prova como prova de múltipla escolha ou “certo e errado”, discursiva, prática, de aptidão física, avaliação de títulos, prova oral, etc. Logo no início do edital, procure pelas palavras-chave: “etapas” e “disposições preliminares”.

 

 

O que deve ser estudado?

 

Em geral, os temas que serão cobrados em cada disciplina ficam dispostos ao final do edital ou em anexo ao mesmo. É comum haver um conteúdo básico e disciplinas específicas, cobrados para todos os cargos de mesmo nível, que variam conforme o cargo. Busque pelas palavras-chave: “programa” “conteúdo programático” e “conhecimentos”.

 

 

Recursos e outros detalhes

Caso o candidato discorde de alguma resposta do gabarito oficial referente às questões da prova, pode enviar recurso. No edital consta o passo a passo sobre como fazer isso e o prazo estabelecido. Fique atento, pois, em geral, são dados apenas dois dias para entrar com recurso, logo após a publicação dos gabaritos.

 

Outras informações como o curso de formação, documentos que deverão ser apresentados após a convocação, como será feito o exame médico e outras fases necessárias à aprovação do candidato, também estão dispostas no edital.

 

 

Com informações de G1

 

Notícias relacionadas

Concurso INSS: Cespe/UnB pode ser a organizadora da seleção

08/09/2015

5 Dicas para aproveitar seu curso online ao máximo

12/07/2017

Estrangeiro pode prestar concurso público?

12/02/2015

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.