Quando um concurso público pode ser cancelado?

08/11/2018 Por: Editorial Academia do Concurso
Concurso anulado 


Alguns concurseiros ficam receosos ao escolher qual concurso público prestar, afinal, esta é uma escolha fundamental para que possam ter um futuro e carreira brilhantes. Como se essa dúvida não fosse o suficiente, após a escolha, surge outra dúvida: “Mas, e se concurso for anulado?”. Descubra neste post quando um concurso pode ser cancelado.


Enquanto muitos se esforçam para conseguir de forma justa uma vaga entre os selecionados, outros acabam escolhendo trapacear para conquistar a classificação. Alguns “espertinhos” elaboram a própria cola e outros contratam “empresas” profissionais para realizar a falcatrua. A prática de fraudes em concursos é muito rentável no mundo criminoso, e é apenas por esta razão que as provas podem ser anuladas. Se houver a constatação de que o concurso foi fraudado, ele pode ser cancelado.


Fraudes em concursos públicos tem movimentado investigações policiais para identificar os suspeitos e acabar com a prática. A operação policial mais recente para esta missão, foi a Operação Gabarito, que até o ano de 2017 havia identificado o crime em mais de 15 estados, movimentando mais de R$29 milhões. No grupo de acusados, profissionais que tinham participado em alguma etapa da prova, como impressão ou elaboração das questões, também estavam envolvidos. Por isso, a escolha de bancas organizadoras profissionais é tão importante.


Quando a prova é cancelada, é obrigação do órgão responsável esclarecer o motivo aos candidatos, e claro, deixar as instruções de como será feita a devolução das taxas de inscrição. Além das instruções referentes a restituição, também deve ser esclarecida a próxima data do exame.   


Agora, suponhamos que você foi aprovado e o concurso foi anulado. Como proceder nesse caso? Esta é uma pergunta que causa bastante debate, até porque, tudo depende da gravidade da fraude, se ela ocorreu de forma isolada ou generalizada. A melhor decisão caso o candidato se sinta lesado, é sempre acionar a Justiça.


As fraudes em concursos são muito sérias, porque não só elegem pessoas que não são merecedoras, como contribuem com a corrupção e tiram a vaga de quem realmente se preparou. Então, sempre que souber ou presenciar um golpe desse tipo, denuncie e contribua com os órgãos competentes para acabar com esta atividade ilegal.


Você não deve ficar receoso em estudar e prestar um concurso, só pela preocupação de que ele pode ser cancelado. Infelizmente, vivemos em um mundo em que nem todas as pessoas procuram fazer o bem. Portanto, sua missão é fazer sua parte para contribuir com um mundo melhor. Não deixe que a infelicidade de alguns, atrapalhe a sua felicidade de conquistar merecidamente uma vaga.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.