Segundo estudo, escrever à mão é mais eficaz para a fixação do conteúdo

02/08/2017 Por: Daniel Fernandes
fixar conteúdo 

Durante os estudos, você costuma fazer as suas anotações no computador ou no bom e velhocaderno? Se a resposta for a primeira opção, é melhor repensar a sua forma de fazer anotações. Uma pesquisa publicada recentemente na Revista “Psychological Science” concluiu que tomar notas no papel é melhor para a fixação do conteúdo do que digitar no computador ou smartphone.

 

 

Para o estudo, os pesquisadores Daniel Oppenheimer e Pam Mueller da Universidade de Princeton e da Universidade da Califórnia - Los Angeles (UCLA), ambas americanas, dividiram alunos das instituições em dois grupos para assistir uma palestra que abordava assuntos que não fossem de conhecimento comum. Um grupo recebeu blocos de notas e, o outro, notebookse os participantes foram instruídos a fazer anotações da maneira que achassem melhor.

 

Depois da palestra, os alunos participaram de uma avaliação com perguntas pontuais sobre os temas discutidos. O resultado: os estudantes que anotaram à mão apresentaram um bom número de acertos nas questões, enquanto as pessoas que usaram os notebooks demonstraram uma compreensão consideravelmente menor dos assuntos abordados.

 

 

O levantamento indicou, também, que os estudantes que digitaram suas anotações escreveram mais palavras na avaliação do que os que usaram a caneta, mas que as respostas tinham menos profundidade e conteúdo.

 

 

 

Os pesquisadores revelaram que uma das explicações possíveis seja a de que as pessoas que anotam à mão escolhem melhor o que será escrito no papel, enquanto as pessoas que digitam no computador acabam por tentar anotar literalmente tudo o que foi dito, sem analisar quais os pontos mais importantes discutidos. Os estudiosos indicam que processar o conteúdo e fazer aanotação utilizando as próprias palavras é fundamental para memorizar bem o assunto.

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Confira a pesquisa na íntegra.


Notícias relacionadas

5 Dicas para aproveitar seu curso online ao máximo

12/07/2017

Entenda quais sãos os fatores que podem te impedir de assumir uma vaga em concurso público

16/04/2015

Dicas de Conhecimentos específicos e Geografia para técnico do IBGE

05/04/2016

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.